SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número68Políticas públicas para a educação gerontológica na perspectiva da inserção social do idoso: desafios e possibilidadesA alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do ensino fundamental de 9 anos: uma contribuição para a definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de leitura, escrita e matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SANTOS, Maria Cecília Pereira dos. A experiência social e escolar dos jovens do ensino secundário: contributos de um estudo sociológico. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.68, pp.511-526. ISSN 0104-4036.

Este artigo, em primeiro lugar, discute algumas perspectivas defendidas por certos autores acerca dos jovens alunos do Ensino Secundário, com o objectivo de se chegar à compreensão e à problematização da experiência social juvenil. Em segundo lugar, ainda que sumariamente, toma em consideração alguns conceitos e estudos sobre a experiência social e escolar dos jovens, realçando a aprendizagem do ofício de aluno. Finalmente, apresenta alguns dados empíricos que traduzem certas dimensões da experiência social e escolar dos jovens alunos

Palavras-chave : Experiência Social; Experiência Escolar; Alunos; Ofício de Aluno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )