SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número68Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a educação do campo alcançar as escolas no ruralAvaliação e natureza administrativa das instituições de ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SILVA, Ana Paula Rodrigues da  y  FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.68, pp.565-587. ISSN 0104-4036.

O artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já estava marcado, desde a ditadura militar (1964-1985), por uma ampla gama de experiências e reformas, as quais tiveram como um de seus resultados mais importantes a universalização do acesso à escolaridade obrigatória já no final da década de 90. Resolvida a questão quantitativa, o grande problema a ser enfrentado passou a ser o da qualidade do ensino ofertado na escola pública. Apesar da situação privilegiada da cidade de São Carlos, situada numa das regiões economicamente mais ricas do país e com forte tradição educacional, nossas pesquisas nos levam a afirmar que a primeira gestão petista do município deveria ter materializado uma política educacional mais efetiva do que aquela implementada, a fim de atingir a melhoria da qualidade do ensino ofertado à população.

Palabras clave : Política Educacional; Partido dos Trabalhadores; Democratização da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )