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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FAJARDO, Indinalva Nepomuceno; MINAYO, Maria Cecilia de Souza  y  MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza. Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.761-773. ISSN 0104-4036.

Este artigo se constitui num ensaio teórico construído a partir de uma revisão de literatura. Tem como objetivo discutir a questão da resiliência na educação escolar. Busca-se compreender o significado do termo resiliência e como esse conceito está adequado à figura do professor que, ao mesmo tempo viabiliza práticas e atitudes construtivas dos alunos, frente aos problemas do cotidiano da escola. A pesquisa da literatura sobre o assunto ocorreu nas bases de dados Medline, Google Acadêmico, Scielo, Lilacs (BIREME) entre os anos de 2002 a 2008. Os estudos sobre a resiliência do professor se revelaram ainda raros, preliminares ou insuficientes. Eles mostram que a resiliência não é um atributo da pessoa, mas pode ser consolidada na ação docente, e que o ambiente resiliente da ação pedagógica cresce quando existe um suporte afetivo e emocional necessário para que as pessoas trabalhem em constante clima de aprendizagem.

Palabras clave : Resiliência; Docente; Professor Resiliente.

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