SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número69Educação escolar e resiliência: política de educação e a prática docente em meios adversosUm indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GUIMARAES, Paula. Educadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudança. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.775-794. ISSN 0104-4036.

Devido ao caráter descontínuo e fragmentado das políticas de educação de adultos em Portugal, desde 1974 até os dias de hoje, registrou-se a emergência de vários perfis profissionais que não permitiram o reconhecimento dos mesmos. Todavia, desde 1999, no âmbito da adoção da política de educação e formação de adultos, surgiram novos profissionais. Estes passaram a levar a cabo tarefas de educação para a conformidade e para a competitividade, desvalorizando outras de educação crítica. Este texto foi incluído no projeto ALPINE (2007-2008). Tendo como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista efetuada com profissionais da educação de adultos, esta pesquisa permitiu a discussão de alguns desafios com os quais os educadores de adultos se confrontavam, nomeadamente as dificuldades de construção de uma profissão, os dilemas da formação.

Palabras clave : Educação de Adultos; Políticas Públicas; Identidades Profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )