SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número69Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superiorCapital social e redes sociais como alternativa para análise de políticas públicas de educação: o caso de Icapuí-CE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ROSSO, Ademir José et al. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e algumas novas ficções na leitura da escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.821-841. ISSN 0104-4036.

Apresenta-se investigação sobre o perfil dos egressos de licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), formados a partir dos novos currículos em consonância com a legislação pós-LDB (BRASIL, 1996). Seus currículos estão adaptados às novas Diretrizes para a formação de professores. O texto usa referências da teoria crítica e freiriana para a perspectiva do letramento entendido como aquisição dos conhecimentos para a docência e da capacidade de recontextualização em situações escolares, no contexto da leitura de mundo. Utiliza procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos em instrumento aplicado aos concluintes de 2008. A análise indica uma tendência adaptativa e não transformadora do contexto escolar. Não se pode afirmar que as alterações promovidas nos cursos tenham logrado, em geral, gerar docentes comprometidos e identificados com a Educação Básica, ou leitores competentes e dialogantes com a realidade escolar.

Palabras clave : Diretrizes Curriculares; Projeto Pedagógico de Curso; Licenciatura; Formação de Professores; Letramento Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )