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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FIRME, Thereza Penna; STONE, Vathsala; LETICHEVSKY, Ana Carolina  e  DANNEMANN, Angela Cristina. Capturing the meaning of context for a meaningful evaluation. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.873-885. ISSN 0104-4036.

O ato de um indivíduo avaliado ser uma composição única de atributos e necessidades é facilmente entendido. O menos óbvio é que os programas também têm personalidades complexas por si mesmos, como os indivíduos que os compõem. Eles extraem as suas necessidades de seus próprios contextos, e daí encontram sentido na avaliação que opere nesses contextos singulares. O que é significativo para um programa pode não ser para outro. A avaliação é influenciada pelo contexto do programa. Reciprocamente, ela pode influenciar o contexto também. O desafio é descobrir por completo o contexto com suas necessidades. Assim os resultados serão significativos para o programa em sua esfera de influência. Três tipos de contextos de avaliação da experiência brasileira são ilustrados e discutidos neste trabalho - um programa de grande visibilidade dentro de um contexto político, um programa de baixa visibilidade em um contexto difuso, e um programa cujo contexto contem simultaneamente os dois componentes.

Palavras-chave : Avaliação Significativa; Contexto do Programa; Relação Avaliação Contexto.

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