SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número70O ProUni e a conclusão do ensino superior: questões introdutórias sobre os egressos do programa na zona oeste do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ESTEVAO, Carlos V.. Direitos humanos e educação para uma outra democracia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.70, pp.09-20. ISSN 0104-4036.

Neste artigo, irei situar a questão dos direitos e da justiça numa outra forma de encarar a democracia, mais deliberativa e comunicativa. Nesse sentido, proporei a compreensão da "democracia como direitos humanos" explorando a especificidade e o alcance de dois dos seus vetores: a politicidade e a dialogicidade, num segundo momento, explicitarei as implicações desta concepção de democracia na educação, acentuando de modo particular as exigências de uma educação democrática, aberta aos desafios da participação e da cosmopoliticidade, assim como aos requisitos das diversas escalas de justiça.

Palavras-chave : Democracia; Justiça; Direitos Humanos; Cosmopoliticidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )