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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.70, pp.107-125. ISSN 0104-4036.

O texto aborda alguns motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) como mecanismo de seleção dos seus candidatos. Com esse fim, traz breve histórico do exame do ENEM, suas principais características e diferenças marcantes com respeito ao novo modelo de ENEM proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Os principais motivos favoráveis ao novo ENEM foram organizados com base nas seguintes demandas: a) uma nova sociedade que está em constante transformação e que é afetada pelas rápidas mudanças científicas; b) uma Universidade que acalenta por ter um universitário que saiba fazer uso inteligente, racional e inovador de informações oriundas dos rápidos avanços científicos e tecnológicos; c) um país que necessita incrementar substancialmente a proporção de jovens entre 18 e 24 anos no Ensino Superior.

Palavras-chave : Ensino Superior; Universidade; Avaliação Educacional.

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