SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número70Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)Valorização do magistério ou darwinismo profissional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CARVALHO, Cynthia Paes de; FELIPE, Luiza Helena Lamego  e  MANDELERT, Diana. Uso de dados de avaliação para escolha de escolas para um survey: desafios para a imaginação e o rigor metodológico. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.70, pp.127-148. ISSN 0104-4036.

O texto descreve e discute o processo de seleção das escolas para uma pesquisa em que foram utilizados resultados de avaliações externas do sistema educacional brasileiro dos anos 2005, 2006 e 2007. Pretendeu-se dessa forma aprofundar o estudo dos mecanismos e práticas institucionais que produzem o sucesso escolar, decidimos realizar um survey em oito escolas, quatro públicas municipais e quatro privadas. A pesquisa focaliza as práticas pedagógicas e os processos de gestão em estabelecimentos escolares do município do Rio de Janeiro que são reconhecidos pela excelência do ensino ministrado a partir dos resultados alcançados por seus alunos em exames públicos que avaliam o desempenho escolar. Para isso, analisamos os resultados das diferentes escolas, tornando o próprio processo de seleção como uma etapa da pesquisa. Pretende-se assim articular informações macro e micro com vistas à viabilização de uma análise relacional dos dados que serão coletados e contribuir para a discussão metodológica no campo da sociologia da educação.

Palavras-chave : Escolas; Metodologia de Pesquisa; Sucesso Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )