SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número70Uso de dados de avaliação para escolha de escolas para um survey: desafios para a imaginação e o rigor metodológicoFormação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro: uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MINHOTO, Maria Angélica Pedra  e  PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Valorização do magistério ou darwinismo profissional?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.70, pp.149-164. ISSN 0104-4036.

A insatisfação em relação ao desempenho da educação básica é grande, e as avaliações de monitoramento persistem indicando lacunas nos sistemas de ensino. Em resposta, a Secretaria de Educação de São Paulo propôs medidas de incentivos financeiros ao magistério paulista. Além do bônus por desempenho, foi enviado à Assembléia Legislativa um Projeto de Lei Complementar (PLC) que institui o sistema de promoção por mérito. Este artigo discute os limites do princípio de eficiência do PLC, tendo em vista assentar-se na correlação entre aumento da remuneração e melhoria de desempenho.Analisa também os limites do conceito de qualidade educacional atrelado à lógica de mercado. São apresentados preceitos e incongruências do PLC, resultados de trabalhos internacionais que testaram a eficiência de políticas de remuneração por mérito e, finalmente, são tecidas considerações em relação ao PLC, tendo em vista a experiência internacional.

Palavras-chave : Magistério; Carreira; Remuneração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )