SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número70Valorização do magistério ou darwinismo profissional?Ideias e formação de agenda de uma reforma educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BEZERRA, Ada Augusta Celestino  y  ROSITO, Margaréte May Berkenbrock. Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro: uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.70, pp.165-189. ISSN 0104-4036.

Representações de docentes que atuam em escolas de educação básica localizadas na zona rural de uma cidade do semiárido nordestino do Brasil onde se desenvolveu por duas gestões uma política municipal de educação proclamada como de convivência com o semiárido, bem como a memória oral de outros protagonistas dessa experiência, constituem o objeto de estudo da investigação. O objetivo é identificar seus impactos e a presença da alteridade como condição para superação da dicotomia cidade/campo e garantia da educação como direito humano e do desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado/região/país em favor do sujeito de direitos. A abordagem metodológica configura-se como pesquisa qualitativa que contemplou o estudo de caso e a biografização, ao lado dos registros escritos e relatos orais de outros protagonistas da política de convivência com o semiárido. Os resultados apontam para a não efetividade dessa política e para a premente necessidade de políticas públicas que assegurem uma rede escolar própria e de políticas de distribuição de riqueza e reconhecimento para o campo.

Palabras clave : Alteridade; Educação; Convivência com o Semiárido; Efetividade de Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )