SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número71A escola de tempo integral: desafios e possibilidadesA política de integração curricular no âmbito do PROEJA: entre discursos, sujeitos e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DONOSO DIAZ, Sebastián  e  ARIAS ROJAS, Óscar. Diferencias de escala en los sistemas locales de educación pública en Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp.283-306. ISSN 0104-4036.

O artigo analisa o contexto de operação dos sistemas locais de educação pública no Chile, de acordo com a diversidade das áreas em que estão localizados. Os resultados mostram uma grande diversidade de condições operacionais associados à grande heterogeneidade na magnitude dos municípios responsáveis pelas políticas de educação local. Estes resultados sugerem que: (i) o atual regime de financiamento coloca pressão sobre as comunidades menores e mais pobres para dar uma contribuição comparativamente maior, o que aumenta sua situação de pobreza; (ii) as diferenças de escala geram na prática fenômenos radicalmente diferentes, que devem ser avaliados com referência ao seu contexto, (iii) os sistemas de educação pública geram inter-relações a ser incorporadas na formulação de políticas a fim de evitar a tendência para uma maior segmentação sócio-econômica dos estudantes.

Palavras-chave : Política Local de Educação; Diversidade Territorial; Financiamento da Educação Pública; Ruralidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )