SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número71A política de integração curricular no âmbito do PROEJA: entre discursos, sujeitos e práticasRepresentações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VIANNA, William Barbosa; ENSSLIN, Leonardo  e  GIFFHORN, Edilson. A integração sistêmica entre pós-graduação e educação básica no Brasil: contribuição teórica para um “estado da arte”. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp.327-344. ISSN 0104-4036.

O objetivo desse estudo é investigar, por meio de um processo estruturado de busca, o “estado da arte” da relação entre a pós-graduação e a Educação Básica no Brasil com vistas à integração sistêmica entre esses dois níveis educacionais. Justifica-se pela necessidade de equacionar a qualidade da pós-graduação e as deficiências da Educação Básica. A metodologia de busca bibliométrica é quali-quantitativa. Os resultados indicam a escassez de estudos diretos sobre integração sistêmica e a polarização em torno da noção de “qualidade em educação”.

Palavras-chave : Sistema de Avaliação da Pós-graduação; Avaliação CAPES; Pós-graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )