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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira  e  SOUZA FILHO, Edson Alves de. Representações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitário. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp.345-362. ISSN 0104-4036.

Buscamos inferir as possíveis causas psicossociais para o sucesso e insucesso de estudantes, supondo existirem representações antecipatórias voltadas para a ação instrumental e outras para constatação de resultados. Realizamos entrevistas com 30 ex-alunos de um pré-vestibular comunitário do interior do Estado do Rio de Janeiro, tratando das seguintes questões: as contribuições do curso para a aprendizagem; os aspectos positivos e negativos do mesmo; a auto-avaliação presente e futura da vida deles. Constatamos a existência de dois modelos representacionais: os estudantes bem sucedidos centrados na ação e os mal sucedidos nos resultados. Ademais, verificamos a formação de uma dinâmica grupal, onde os bem-sucedidos manifestaram-se desfavoráveis ao "aluno como grupo" e favoráveis ao "professor", enquanto os mal-sucedidos tenderam a um afastamento destas relações. Foram propostos grupos de reflexão para dinamizar as relações tanto internas individuais quanto externas sociais.

Palavras-chave : Representações Sociais; Pré-Vestibular Comunitário; Relações Interpessoais.

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