SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue71Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na visão de líderes formaisContributions of the theory of multiple intelligences to the assessment of students’ production in translator training courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima  and  CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. Educação escolar: a vez e a voz das crianças. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp.401-424. ISSN 0104-4036.

O texto tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: Quais as concepções das crianças acerca do seu direito ao ensino fundamental, como etapa obrigatória da educação básica? Que avaliações são feitas pelas crianças sobre a escola de ensino fundamental, em termos de sua finalidade, prática pedagógica e aquisições proporcionadas aos seus usuários, notadamente no que concerne à alfabetização? Visando responder a essas questões, trabalhamos com 20 crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma estadual e outra municipal, tendo como eixo fundante da pesquisa a fala das crianças acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos aos atores da dinâmica escolar a lançarem um olhar mais acurado para o que dizem as crianças e como delineiam o seu lócus principal de aprendizagem.

Keywords : Infância; Direito à Educação; Dinâmica Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )