SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número71Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na visão de líderes formaisContributions of the theory of multiple intelligences to the assessment of students’ production in translator training courses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima  e  CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. Educação escolar: a vez e a voz das crianças. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp.401-424. ISSN 0104-4036.

O texto tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: Quais as concepções das crianças acerca do seu direito ao ensino fundamental, como etapa obrigatória da educação básica? Que avaliações são feitas pelas crianças sobre a escola de ensino fundamental, em termos de sua finalidade, prática pedagógica e aquisições proporcionadas aos seus usuários, notadamente no que concerne à alfabetização? Visando responder a essas questões, trabalhamos com 20 crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma estadual e outra municipal, tendo como eixo fundante da pesquisa a fala das crianças acerca do seu contexto escolar. Como resultado inicial, alertamos aos atores da dinâmica escolar a lançarem um olhar mais acurado para o que dizem as crianças e como delineiam o seu lócus principal de aprendizagem.

Palavras-chave : Infância; Direito à Educação; Dinâmica Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )