SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número72O currículo do ensino fundamental como tema de política pública: a cultura como conteúdo central índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TOMAS, Isabel  y  COSTA, Jorge Adelino. Avaliação de professores nas escolas públicas portuguesas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.72, pp.457-484. ISSN 0104-4036.

O modelo de avaliação de professores da escola pública portuguesa sofreu, a partir de 2007, profundas alterações. As mudanças ocorridas, numa lógica política de intensificação dos processos de avaliação entendidos como elementos estratégicos para a implementação da qualidade na administração pública, em geral, e nos sistemas educativos, em particular, foram objecto de muita contestação por parte da classe docente portuguesa. Esta contestação levou a que o poder político fosse introduzindo várias modificações no modelo de avaliação de desempenho docente inicialmente proposto. São os traços gerais que caracterizam este modelo, tendo em conta as alterações introduzidas nos últimos quatro anos, bem como algumas apreciações sobre o modo como o processo decorreu, que pretendemos descrever no presente artigo.

Palabras clave : Avaliação de Professores; Escola Pública; Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )