SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número72O currículo do ensino fundamental como tema de política pública: a cultura como conteúdo centralEducação e tecnologia: entre o discurso e a prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NOGUEIRA, Sonia Martins de Almeida  e  RANGE, Juliano Soares. O Estado Federativo de cooperação e as políticas de municipalização do ensino: limites e potenciais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.72, pp.509-526. ISSN 0104-4036.

A municipalização do ensino emerge como diretriz política adotada pelo Brasil em sua identidade de Estado Federativo de caráter cooperativo, em decorrência de políticas internacionais em sua abrangência e afirmação do sistema neoliberal-capitalista, da globalização, da inserção na Constituição Federal de 1988, da distribuição de competências entre os entes federativos, dos princípios da gestão democrática do ensino público e da colaboração recíproca. Este ensaio tem como objetivo delinear como se desenvolve o processo político de municipalização, apontando seus limites e potenciais no que se refere à política educacional no Brasil, a partir de uma abordagem dos efeitos de políticas traçadas na legislação constitucional e infraconstitucional, caracterizados em tais documentos como favoráveis ao desenvolvimento de uma nação identificada pela diversidade econômica, política e social.

Palavras-chave : Federalismo; Descentralização; Gestão Democrática; Municipalização do Sistema de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )