SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue72Educação municipal e efetivação do direito à educaçãoPossibilidades da participação na avaliação da aprendizagem online no ensino superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

LIMA, Manolita Correia  and  MARANHAO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.72, pp.575-598. ISSN 0104-4036.

Uma das premissas básicas presentes nos discursos de apoio à internacionalização do ensino superior é a sua capacidade de promover o multiculturalismo, desencadeando a construção de curricula mais críticos e reflexivos. Esses novos arranjos curriculares transformariam as escolas no epicentro das transformações sociais, em busca de condições de vida mais igualitária para todos. No entanto, ao invés da promoção da diversidade cultural, tem-se a defesa de uma forma particular de cultura, que busca sua legitimação através da padronização dos curricula , dos programas de curso, dos idiomas e das experiências culturais. Esse quadro marcoestrutural da educação precisa ser intensamente discutido nas instituições de ensino superior. Com base numa leitura crítica de relatórios e artigos em defesa do sistema de internacionalização em curso, procurou-se revelar os interesses privados envolvidos, buscando argumentar a importância das funções política e crítica da educação superior.

Keywords : Internacionalização do Ensino Superior; Políticas Públicas para o Ensino Superior; Multiculturalismo; Semiformação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )