SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número72Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação?Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MARQUES, Amadeu Soares  e  NUNES, Lina Cardoso. Possibilidades da participação na avaliação da aprendizagem online no ensino superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.72, pp.599-622. ISSN 0104-4036.

Este artigo teve origem com a pesquisa: Avaliação Participativa no Ambiente de Aprendizagem Online, tendo como objetivo compreender como a avaliação participativa pode favorecer o aprendizado dos alunos. O presente artigo focalizou especialmente as entrevistas realizadas com professores e alunos de três instituições, indagando sobre as possibilidades de participação do aluno na avaliação, os resultados apontaram que o aluno dificilmente participa e alguns obstáculos a participação foram mencionados. Apesar das possibilidades de participação propiciadas pela internet e a importância dada às atividades colaborativas, a avaliação continua a ter a função de medir o conhecimento dos alunos, constituindo-se em instrumento de poder e controle do professor sobre o aluno.

Palavras-chave : Educação; Aprendizagem Online; Avaliação; Participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )