SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue73Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensinoOs rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de estado? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp.793-812. ISSN 0104-4036.

A complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitações que hoje se colocam às escolas têm avivado a importância estratégica que a educação continua a ter em termos sociais. Assim se compreende a atenção que a educação tem merecido por parte do poder político e se justificam as reformas desencadeadas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos. Nesse processo, tem sido atribuído um papel especial aos professores, já que deles dependem, em grande parte, as transformações a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes. Porém, a possibilidade de os professores perseguirem em melhores condições as finalidades educativas depende, em nosso entender, de três factores: competência profissional, identidade profissional e profissionalidade docente. Partindo dos elementos referidos, reflectimos sobre alguns dos desafios e problemas com que actualmente se confrontam as escolas e os professores e que têm dificultado a mudança e melhoria das suas práticas. Além disso, elencamos vários aspectos fundamentais para revalorizar a profissão e devolver aos professores o protagonismo e o reconhecimento que merecem por parte da sociedade.

Keywords : Identidade Profissional; Profissionalidade Docente; Autonomia; Práticas Curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )