SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número73Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de estado?Análise da evasão no ProJovem Urbano: uma abordagem através do Modelo de Regressão Logística Multinível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, João Batista Araujo e  y  SILVA, Luiz Carlos Faria da. Para que servem os testes de alfabetização?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp.827-840. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho analisa os testes de alfabetização disponíveis no Brasil à luz da evidência empírica sobre o tema. O objetivo é verificar quais competências são medidas nesses testes, os construtos sobre alfabetização implícitos ou explícitos pelos indicadores e a robustez dos itens em relação aos indicadores. Os resultados da análise permitem concluir que os diferentes testes usados no Brasil desconhecem a literatura científica sobre o tema, não dialogam entre si e, consequentemente, não avaliam os mesmos indicadores, não apresentam validade de construto nem possuem itens suficientes para medir as competências centrais da alfabetização. Em comum, esses testes compartilham e refletem a confusão conceitual entre os construtos de alfabetização e compreensão.

Palabras clave : Alfabetização; Testes; Decodificação; Compreensão; Psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )