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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

AMARAL, Daniela Patti do  y  OLIVEIRA, Fátima Bayma de. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp.861-890. ISSN 0104-4036.

Iniciamos, em 2010, a pesquisa O ProUni e o acesso ao Ensino Superior: estudo introdutório sobre os usuários do programa na zona oeste do município Rio de Janeiro, que tem por objetivo geral avaliar os impactos de uma política pública em educação voltada à inclusão no Ensino Superior privado de populações com baixas chances de acesso ao mesmo. A pesquisa, realizada entre julho de 2010 e abril de 2011, investigou dados acerca dos alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2005 e 2006, primeiros anos do ProUni, em duas IES privadas situadas no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Nossa hipótese inicial foi que, após pelo menos dois anos de conclusão do curso, esses egressos já teriam construído novas trajetórias profissionais e de vida. Os dados iniciais, apesar das suas limitações, indicam que, como política pública, o ProUni tem demonstrado eficácia pela baixa taxa de evasão e que os egressos experimentaram novas trajetórias profissionais e pessoais.

Palabras clave : Políticas Públicas; ProUni; Trajetórias Escolares.

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