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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ELLIOT, Ligia Gomes. Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp.941-963. ISSN 0104-4036.

Dada a importância de seus resultados, projetos, programas e serviços dirigidos a diferentes segmentos da sociedade têm sido acompanhados por avaliações que buscam revelar se houve o alcance da desejada qualidade. No entanto, a condução adequada dessas avaliações pode ser posta em cheque, isto é, verificada por meio de meta-avaliações. Meta-avaliação foi definida como a avaliação de uma avaliação. Assim, o presente artigo apresenta algumas abordagens que representam a contribuição de diversos autores para a realização de meta-avaliações. São abordagens aplicáveis a meta-avaliações somativas e formativas. Algumas indicações de meta-avaliações já desenvolvidas fazem parte do artigo, que destaca as possibilidades de utilização da última versão publicada dos padrões internacionais de avaliação, do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation.

Palabras clave : Meta-Avaliação; Abordagens de Meta-Avaliação; Padrões de Avaliação.

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