SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74A produção científica sobre avaliação educacional e gestão de sistemas e de escolas: o campo da questão entre 2000 e 2008Avaliação de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: breves notas sobre a produção científica em periódicos. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MIZRAHI, Saul Eliahú  y  CANEN, Alberto G.. Gestão estratégica multicultural baseada no Balanced Scorecard em instituições de ensino. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.27-49. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta os fundamentos para a construção de uma proposta de gestão estratégica para escolas de Ensino Básico com princípios do Balanced Scorecard em uma abordagem multicultural, consolidando um conjunto integrado de procedimentos e recomendações metodológicas, de modo a promover a valorização da diversidade cultural para o sucesso escolar. Para atingir este objetivo, buscou-se identificar e analisar elementos que facilitam ou dificultam a gestão nesta perspectiva. As vantagens encontradas neste trabalho são seu foco na melhoria institucional, proporcionando maior comunicação entre as partes. Apoia, assim, a realização dos objetivos de democratização da gestão do ensino.

Palabras clave : Educação Básica; Planejamento Estratégico; Balanced Scorecard; Multiculturalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )