SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74Gestão estratégica multicultural baseada no Balanced Scorecard em instituições de ensinoUm salto para a performatividade: sentidos atribuídos à qualidade da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CASTRO, Pedro Marcos Roma de  y  PORTO, Geciane Silveira. Avaliação de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: breves notas sobre a produção científica em periódicos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.51-72. ISSN 0104-4036.

A pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção científica, notadamente das hard sciences de docentes atuantes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP). O estudo busca a mensuração de variações da produção registrada em periódicos científicos em um panorama ex ante e ex post e encontra-se circunscrito nessas quatro grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde. O pós-doutorado pode ser visualizado como um local privilegiado para a complementaridade da capacitação docente enquanto forma de atualização e/ou reciclagem profissional, com a lógica embutida e a expectativa de que haja benefícios, também, para o programa de pós-graduação de origem. Como toda atividade de pesquisa não pode ficar implícita, as atividades de pesquisa do pós-doutorado, também, necessitam ser tornadas públicas via conhecimento externalizado que se traduz no conhecimento cristalizado sob a forma de publicações científicas que são compartilhadas pela comunidade acadêmica. Com uma população de 86 doutores que realizaram pósdoutorado até junho de 2005, os dados levantados com o confronto da produção em Ciência e Tecnologia (C&T), antes e depois do treinamento pós-doutoral apontam para um comportamento de variação da produtividade em mídia qualificada cujo resultado demonstra uma “homogeneização” relativa entre publicações registradas em periódicos Qualis ‘B’ e ‘C’, nacionais e/ou internacionais, mas sugere haver diferenças no que tange a uma influência sobre o aumento de publicações em revistas Internacionais Qualis ‘A’ possuindo influência positiva mais visível sobre essa produção para estágios realizados no Exterior, nas grandes áreas do conhecimento investigadas.

Palabras clave : Estágio Pós-Doutoral; Produção Científica; Ciência e Tecnologia; Pós-Graduação e Produtividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )