SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74Avaliação de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: breves notas sobre a produção científica em periódicos.Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal  e  SEIXAS, Luciana Velloso da Silva. Um salto para a performatividade: sentidos atribuídos à qualidade da educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.73-88. ISSN 0104-4036.

Neste artigo procuramos discutir os efeitos da instauração da cultura da performatividade (BALL, 2004) nas escolas da rede municipal de ensino na cidade do Rio de Janeiro, a partir da implementação do Projeto "Salto de Qualidade na Educação Carioca". Trata-se de um projeto de intervenção que envolve múltiplas ações desenvolvidas ao longo de 2009 e que tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças. Com base na teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2004) procuramos problematizar os sentidos atribuídos à qualidade. A análise foi desenvolvida a partir das declarações dos gestores da administração municipal, que através da mídia impressa procuram impor os sentidos que atribuem à educação de qualidade. Analisamos também os relatos colhidos em entrevistas em uma escola da rede envolvida no projeto.

Palavras-chave : Performatividade; Cultura Escolar; Teoria do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )