SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnBA recuperação paralela no ensino de física: o que pensa o professor? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

QUEIROZ, Amélia Maria Noronha P. de. Educação e inclusão social das crianças e dos adolescentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.113-133. ISSN 0104-4036.

Este artigo trata da inclusão social de crianças e adolescentes, tendo a educação como principal agente de mudança, visando a atingir nível de desenvolvimento humano desejável. Para conhecer a situação atual, foi feita breve análise da legislação referente à criança e ao adolescente no Brasil, assim como dos indicadores de saúde e educação baseados em dados do Ministério da Educação, da Saúde, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da realidade da relação educação e trabalho. É apresentada proposta de criação de Polos, focando principalmente escolas, postos de saúde e de assistência social já existentes, que seriam definidos num processo democrático sociopolítico, envolvendo Governo e Sociedade. Os protagonistas das ações seriam profissionais de reconhecida competência para desenvolver a proposta, incluindo as funções de monitoramento, acompanhamento e avaliação necessários para maior eficiência e eficácia de suas ações e a quem seriam concedidas condições de trabalho físicas e financeiras compatíveis com sua função, assim como possibilidade de ascensão profissional.

Palabras clave : Educação e Inclusão; Educação e Leis Federais; Educação e Saúde; Trabalho e Educação Infanto-Juvenil; Escolas-Polo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )