SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74Educação e inclusão social das crianças e dos adolescentesImplicações do plano de desenvolvimento da educação para a formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

DUTRA, Glênon  y  MARTINS, Maria Inês. A recuperação paralela no ensino de física: o que pensa o professor?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.135-163. ISSN 0104-4036.

Neste artigo procuramos apresentar a evolução da prática de estudos de recuperação no sistema escolar brasileiro focando a prática desses estudos em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte. Além disso, corroborado por uma pesquisa feita com professores de Física de Minas Gerais apresentamos alguns questionamentos a respeito da eficácia da recuperação paralela praticada na maioria das escolas do município. Observamos certa semelhança entre a prática atual da recuperação paralela e o antigo sistema de segunda época. Indicariam esses resultados certa descrença por parte do professor de Física no que diz respeito à eficácia da recuperação?

Palabras clave : Recuperação Escolar; Recuperação Paralela; Ensino de Física; Parallel Recovery; The Teaching of Physics.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )