SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74A recuperação paralela no ensino de física: o que pensa o professor?O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Projovem: uma análise entre a proposta oficial e a experiência vivida em Goiânia. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MASSON, Gisele. Implicações do plano de desenvolvimento da educação para a formação de professores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.165-183. ISSN 0104-4036.

O artigo analisa as principais implicações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a formação de professores. A pesquisa utilizou fontes bibliográficas e documentais e foi fundamentada na concepção materialista histórica e dialética. A proposta para a formação de professores presente no PDE é neopragmatista, pois reforça a importância da busca de instrumentos úteis para as demandas imediatas da prática profissional e não contribui para o desenvolvimento de uma sólida e ampla formação. A prioridade dada à formação de professores como solução para os resultados negativos obtidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em vez de um investimento financeiro adequado, revela a prioridade dada às condições subjetivas na resolução dos problemas educacionais.

Palabras clave : Política Educacional; Plano de Desenvolvimento da Educação; Fundamentos Teóricos; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )