SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número74Implicações do plano de desenvolvimento da educação para a formação de professoresEducação em direitos humanos para uma cidadania democrática e inclusiva: como trabalhar na escola e a partir da Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FRIEDRICH, Márcia; BENITE, Claudio R. Machado  e  BENITE, Anna M. Canavarro. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Projovem: uma análise entre a proposta oficial e a experiência vivida em Goiânia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.74, pp.185-205. ISSN 0104-4036.

A escolarização brasileira é fruto da história desta sociedade em seus modelos econômicos, políticos e sociais ditados por relações de poder de grupos ideologicamente dominantes. Neste contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue à margem, portanto, emerge a constituição de saberes docentes inerentes a esta modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa participante que objetiva tecer reflexões sobre a EJA, voltando o debate às questões relacionadas a políticas públicas, especificamente, ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Ação Comunitária (Projovem), em Goiânia. Apresentamos a caracterização deste tecido social através de seus egressos e também a análise crítica da proposta pedagógica. Considerações sobre a relação entre proposta oficial e a experiência vivida concluem nossa apresentação dos resultados.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas; Projovem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )