SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número75La violencia que nos toca a todos: una mirada desde la historia del maltrato en la escuelaEfeitos de um programa de educação infantil em famílias de catadores de papel de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LOPES, Rosilene Beatriz  e  GOMES, Candido Alberto. Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.75, pp.261-281. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste artigo é discutir o tema indisciplina como contribuição visando a uma proposta de educação para a paz, por meio da investigação seletiva da literatura. A contemporaneidade requer a superação do autoritarismo, da opressão e da submissão nas escolas. Para construir processos educacionais autônomos e solidários, dialógicos, emancipatórios e cooperativos, de acordo com Freinet, Freire e outros grandes educadores, este trabalho oferece algumas sugestões para a escola: (i) equipes de intervenção para resolução de problemas, buscando a autogestão escolar, por meio do desenvolvimento de projetos educativos; (ii) currículos significativos, haja vista que concorrem para despertar nos alunos o desejo de aprender, e (iii) o diálogo como meio de pactuar modos de convivência social, com respeito ao amplo leque de diversidades, concebido como riqueza cultural.

Palavras-chave : Disciplina Escolar; Violência Escolar; Formação de Educadores; Gestão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )