SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número75Paz na sala de aula é uma condição para o sucesso escolar: que revela a literatura?O PDE e as metas do PAR para a formação de professores da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BARBOSA, Beatriz Graveli de Sousa; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira  e  DUARTE, Adriana Cancela. Efeitos de um programa de educação infantil em famílias de catadores de papel de Belo Horizonte. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.75, pp.283-302. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta os percursos teórico-metodológicos e os resultados de um estudo sobre a avaliação de impacto do Programa Primeira Escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte sobre as famílias das crianças que se encontravam matriculadas na Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI - Carlos Prates - Danielle Mitterrand, no ano de 2004.  A pesquisa buscou dados sobre a situação das crianças e suas famílias no ano de 2004, quando a UMEI foi inaugurada, e em 2008, quando foi realizado o trabalho de campo. Os dados empíricos possibilitaram avaliar o impacto da UMEI na renda e no orçamento familiar, nos hábitos de higiene, na saúde e no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Avaliação de Programas; Programa Primeira Escola; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )