SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número75Efeitos de um programa de educação infantil em famílias de catadores de papel de Belo HorizonteReflexões sobre a constitucionalidade das cotas raciais em Universidades Públicas no Brasil: referências internacionais e os desafios pós-julgamento das cotas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz  e  DURLI, Zenilde. O PDE e as metas do PAR para a formação de professores da educação básica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.75, pp.303-323. ISSN 0104-4036.

Este trabalho analisa a política de regulação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) considerando as ações do Plano de Ações Articuladas (PAR) como indutoras de melhoria da qualidade na educação básica.  Por meio de exame documental, focaliza as ações de formação inicial e continuada dos professores da educação básica previstas no PAR de vinte municípios da mesorregião oeste do estado de Santa Catarina, considerados prioritários para recebimento de apoio técnico e ou financeiro do MEC. Põe em evidência a atuação regulatória do Estado na projeção do PAR, com tendência à responsabilização dos municípios no atendimento às metas educacionais para a formação de professores. Vislumbra quadro preocupante no tocante à melhoria da qualidade educativa desses municípios uma vez que as ações propostas buscam responder, preponderantemente, às indicações do MEC sem necessária correspondência com as especificidades locais.

Palavras-chave : Política Educacional; PDE; Metas e Ações do PAR; Formação de Professores da Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )