SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue76Da incoerência burocrática à eficácia de um dispositivo de supervisão/formação: estudo do desenvolvimento profissional numa situação de induçãoO processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

LEITE, Teresa. O programa de formação dos mentores: conceção e planeamento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp.459-480. ISSN 0104-4036.

Este texto define e enquadra teoricamente as principais finalidades e orientações metodológicas do programa de formação dos mentores que acompanharam os professores em período probatório. O referencial de formação dos mentores construiu-se em torno das diferentes dimensões do ato de ensinar. A metodologia de formação organizou-se a partir do conceito de desenvolvimento profissional, considerando o mentor como objeto e sujeito da formação e procurando articular o processo formativo e o trabalho de supervisão desenvolvido pelos mentores, no terreno. As sessões de formação foram planeadas estrategicamente a partir de questões orientadoras às quais se procurou dar resposta através de um conjunto de atividades e materiais. Durante a implementação do período probatório foi produzido pelos intervenientes um conjunto considerável de documentos que foram trabalhados durante a formação.

Keywords : Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Supervisão; Dimensões do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )