SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue76O programa de formação dos mentores: conceção e planeamentoAnálise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

ROLDAO, Maria do Céu  and  LEITE, Teresa. O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp.481-502. ISSN 0104-4036.

Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.

Keywords : Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Mentoria; Período Probatório.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )