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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GONCALVES, Teresa N. R.  y  CAMPOS, Joana. Análise de registros escritos no âmbito de um processo supervisivo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp.503-523. ISSN 0104-4036.

No presente texto procura-se contribuir para a discussão dos processos de supervisão e de construção do conhecimento profissional, a partir da apresentação da análise dos posterspôstereselaborados pelos professores envolvidos no programa de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores. Na análise retomaram-se os objectivos da formação em supervisão concebida e implementada no âmbito do programa: a relevância do processo supervisivo; a centralidade da reflexão; a relação com o conhecimento e desenvolvimento profissional. Na discussão dos resultados destaca-sea importância atribuída ao processo supervisivo, reforçando a relevância da dimensão relacional neste processo. Menos expressivos são os resultados relativos à centralidade da reflexão no processo em análise. No que diz respeito ao conhecimento profissional destacou-se o uso predominante das dimensões relativas ao conhecimento do conteúdo, do currículo, didático, pedagógico e reflexivo. A dimensão relativa ao conhecimento científico foi a menos comum.

Palabras clave : Supervisão; Conhecimento Profissional; Professores.

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