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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

REIS, Pedro Rocha dos; GONCALVES, Teresa N. R.  y  MESQUITA, Luciana. A avaliação do período probatório de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp.525-546. ISSN 0104-4036.

RESUMO Durante o ano letivo de 2009-10, foi implementada em Portugal a primeira edição do período probatório para professores, destinado a apoiar os docentes durante o seu ano de integração no quadro de uma escola. Neste artigo, apresenta-se a avaliação que os professores, os mentores e os gestores envolvidos fazem deste processo. Os dados quantitativos e qualitativos foram recolhidos através da aplicação de questionários on-line, dirigidos aos vários intervenientes, e submetidos a análise de conteúdo. Apesar da resistência inicial dos professores, constata-se que o conjunto dos intervenientes atribui ao período probatório impactos significativos no desenvolvimento profissional dos professores e no desenvolvimento organizacional das escolas, nomeadamente, no que respeita ao reforço do trabalho colaborativo entre os diferentes níveis de gestão e à construção de conhecimento nas áreas da didática e da avaliação de desempenho docente.

Palabras clave : Período Probatório; Indução; Desenvolvimento Professional; Supervisão.

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