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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CHRISPINO, Alvaro; BAYMA, Fátima  y  REZENDE, Frederico Pífano de. Análise e proposta de formação de educadores e administradores em políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp.555-586. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho apresenta a necessidade da formação de profissionais em Políticas Públicas e Gestão, considerando o momento social por que passa o Brasil, com cobranças pela sociedade por melhores resultados no uso do recurso público e, também, em obediência ao Principio Constitucional da Eficiência da Administração Pública. Analisa pesquisa sobre a existência, ou não, da disciplina de Políticas Públicas (vista como processo de formulação, execução e avaliação) em 48 cursos de Pedagogia (mantidos por instituições de ensino que possuam Programa de Doutorado em Educação) e 50 cursos de Administração e para, ao fim, apresentar um proposta de curso piloto de especialização horizontal em políticas públicas, como propõe Carlos Matus, conforme cursos piloto em pós-graduação de instituição federal de ensino superior. O resultado identifica 16 em 48 IES que mantém pedagogia e 11 em 50 IES com cursos de administração com a disciplina de Políticas Públicas que trate de processos de formulação, execução e avaliação.

Palabras clave : Políticas Públicas; Eficiência na Administração Pública; Formação de Educadores em Políticas Públicas; Formação em Políticas Públicas.

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