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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KOETZ, Carmen Maria  e  WERLE, Flávia Obino Corrêa. Trajetória do sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado do Rio Grande do Sul. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.77, pp.677-700. ISSN 0104-4036.

A proposta deste artigo é analisar a institucionalização do Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul, apresentando-o como uma política de governo, associada ao partido que está no poder. Está organizado por período de governo. Conclui que, a cada mudança de governo, novas concepções e práticas políticas de avaliação educacional foram empregadas no Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de verificar o rendimento dos estudantes.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Política Pública de Avaliação Educacional; Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Rio Grande do Sul - SAERS.

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