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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

RODRIGUES, Suely da Silva. Políticas de avaliação docente: tendências e estratégias. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.77, pp.749-768. ISSN 0104-4036.

Em meio ao atual contexto de submissão pública dos Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente para discussão pelo INEP/MEC, vem-se destacando a discussão acerca de políticas de avaliação docente e, consequentemente, sobre a efetividade docente. Neste sentido, este trabalho pretende apresentar algumas tendências de políticas educacionais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino cujas estratégias envolvem a avaliação docente. Na apresentação do trabalho, destaca-se uma breve introdução ao contexto de implementação e caracterização de uma política pública de avaliação docente. A segunda parte do trabalho discute o perfil de um bom professor e a atual proposta política de seleção docente no país. A terceira parte se centra na discussão sobre algumas estratégias políticas de avaliação docente e suas possibilidades, enfatizando algumas tendências atuais acerca da utilização de indicadores educacionais para aferir a qualidade ou a efetividade docente.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação Básica; Avaliação de Professores; Efetividade Docente.

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