SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número77Políticas de avaliação docente: tendências e estratégiasAs políticas estaduais de apoio ao PNPG 2011-2020: o caso FAPEMIG - CAPES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CARDELLI, Douglas Teixeira  e  ELLIOT, Ligia Gomes. Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em área de risco. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.77, pp.769-797. ISSN 0104-4036.

A proposta ora formulada é um estudo avaliativo das relações estabelecidas entre alunos, gestores, comunidade do entorno, familiares, professores e técnicos pedagógicos, de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. Inserida em uma área de risco, a escola vem apresentando, ao longo dos anos, resultados positivos em suas avaliações, o que se contrapõe a alguns paradigmas de fracasso escolar. No estudo, foram entrevistados alunos, gestores, professores, especialistas pedagógicos da escola, o que permitiu a obtenção de informações necessárias à avaliação do contexto escolar em todas as suas dimensões para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de sucesso. Os resultados da avaliação refletem que o bom desempenho dessa unidade escolar está associado, de maneira geral, a fatores como: participação da família e da comunidade na vida escolar, alta expectativa do professor com relação à aprendizagem dos alunos, participação ativa da equipe gestora, atenção dada às atividades realizadas no espaço escolar; realização de trabalho de casa pelos alunos; rede física conservada e acolhedora; proposta pedagógica definida com práticas contextualizadas e significativas, utilização de material de apoio pedagógico adequado.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino Fundamental; Práticas Pedagógicas; Fatores de Sucesso Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )