SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número77Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em área de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BORGES, Mario Neto  e  BARRETO, Francisco César de Sá. As políticas estaduais de apoio ao PNPG 2011-2020: o caso FAPEMIG - CAPES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.77, pp.802-816. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta a política estadual para a pós-graduação em Minas Gerais baseada na cooperação entre a FAPEMIG e a CAPES. Foco especial é dado aos dois Acordos de Cooperação entre as Agências, sendo que no primeiro mostram-se os resultados e no segundo as perspectivas de aprofundar e aperfeiçoar uma parceria de sucesso. Procura-se demonstrar que, por um lado, os cursos de pós-graduação podem ganhar muito e avançar mais rapidamente na busca pela excelência e, por outro, que a pós-graduação pode colaborar efetivamente na melhoria da educação básica no País. Para isso a política nacional de pós-graduação precisa ser mais robusta, consistente e focada como no modelo descrito que requer a participação efetiva das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. O artigo apresenta recomendações que poderão colaborar na elaboração desta política e no uso deste modelo com vistas à melhoria da qualidade da educação nacional.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Política de Fomento; PNPG.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )