SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número78Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anosBayesian computerized adaptive testing índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KLEIN, Ruben. Alguns aspectos da Teoria de Resposta ao item relativos à estimação das proficiências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.78, pp.35-55. ISSN 0104-4036.

Este artigo trata da importância do erro de medida tanto na Teoria Clássica dos Testes (TCT) como na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e de alguns aspectos ligados a estimação das proficiências pelos modelos logísticos da TRI. O artigo mostra que somente no modelo de 3 parâmetros, a consistência no padrão de respostas afeta a estimação das proficiências. O artigo mostra também a importância de se ter testes adequados ao aluno ou a população.

Palavras-chave : Teoria Clássica dos Testes (TCT); Teoria de Resposta ao Item (TRI); Erro de Medida; Proficiência; Estimador de Máxima Verossimilhança (EMV); Estimador Expected a Posteriori (EAP); Padrão de Respostas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )