SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número78Alguns aspectos da Teoria de Resposta ao item relativos à estimação das proficiênciasA divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VELDKAMP, Bernard P.  e  MATTEUCCI, Mariagiulia. Bayesian computerized adaptive testing. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.78, pp.57-81. ISSN 0104-4036.

O teste adaptativo Computadorizado (CAT) chega com muitas vantagens. Infelizmente, ainda é bastante caro para desenvolver e manter um CAT operacional. Neste artigo, descreve-se várias etapas envolvidas no desenvolvimento de um CAT operacional e faz-se uma revisão da literatura nesse tópico. O CAT Bayesiano é introduzido como uma alternativa, e propõe-se o uso de prioris empíricas para estimar parâmetros de itens e de indivíduos com o objetivo de reduzir os custos de CAT. Apresenta-se métodos para obtenção de prioris empíricas e dois pequenos exemplos para ilustrar a vantagem do CAT Bayesiano. Discute-se algumas implicações no uso de prioris empíricas, menciona-se limitações e formula-se algumas sugestões para novas pesquisas.

Palavras-chave : Modelagem Bayesiana da TRI; Teste Adaptativo Computadorizado; Obtenção de Priors; Teoria de Resposta ao Item; Seleção de Itens; Estimação de Parâmetros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )