SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número78Bayesian computerized adaptive testingEvaluating educational changes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FONTANIVE, Nilma Santos. A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.78, pp.83-100. ISSN 0104-4036.

O artigo vai discutir o impacto que os resultados das avaliações em larga escala podem ter na prática docente com vistas a promover ganhos de aprendizagem. Os sistemas de avaliação de desempenho dos alunos, introduzidos no Brasil há quase duas décadas, apesar da enorme quantidade de dados coletados e divulgados, parecem não ter sido capazes de provocar as mudanças esperadas no cotidiano da relação professor-aluno-aprendizagem. São levantadas hipóteses de que os professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas não compreendam adequadamente as tecnologias empregadas na avaliação dos estudantes e nos mecanismos e materiais utilizados na divulgação dos resultados e, assim, não são capazes de orientar a prática docente para corrigir os erros e as dificuldades apresentadas pelos alunos. O artigo também faz referência a algumas iniciativas realizadas por agentes públicos da educação para promover melhorias na aprendizagem, mediante a criação de materiais estruturados para alunos e professores, incluindo questões de avaliação e exercícios para os alunos. Tais iniciativas podem produzir, a curto e médio prazos, impactos positivos no desempenho dos alunos. Discutem-se ainda as condições para que a avaliação efetivamente possa, em um futuro próximo, promover a aprendizagem dos estudantes.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Impactos dos Resultados na Sala de Aula; Apropriação de Resultados pelos Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )