SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número78A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivasValue-added modeling and the power of magical thinking índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GOLDSTEIN, Harvey. Evaluating educational changes. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.78, pp.101-114. ISSN 0104-4036.

O artigo explora questões que aparecem ao se avaliar iniciativas de políticas educacionais. O artigo dá exemplos de como resultados de pesquisas devem ser avaliados e tira lições de como formuladores de políticas podem interagir efetivamente com pesquisadores. O artigo argumenta que enquanto o uso que o governo faz da evidência da pesquisa é frequentemente seletivo e preocupado com seus interesses de curto prazo, uma visão mais geral do processo de pesquisa é mais produtivo e benéfico. As questões do tamanho da turma, ranqueamento de escolas e os efeitos do dever de casa são estudadas em detalhe e a natureza frequentemente provisória da evidência da pesquisa é enfatizada assim como a incerteza em volta dos resultados de estudos individuais.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Política Educacional; Pesquisa sobre Tamanho da Classe; Ranqueamento das Escolas; Dever de Casa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )