SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número79A construção de um referencial teórico sobre a avaliação de desempenho de programas de capacitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

COSTA, Jorge Adelino  e  FIGUEIREDO, Sandra. Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp.183-202. ISSN 0104-4036.

O reconhecimento da influência da liderança no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar daí informação pertinente para melhorar as respostas educacionais. A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associado à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares. Com base numa incursão por documentos institucionais, bem como por dados de relatórios da OCDE, apresentamos uma síntese de quadros de referência para a liderança nas escolas em vários países. Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de liderança escolar tidas como positivas, que organizámos em seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem (liderança instrucional/pedagógica); relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos.

Palavras-chave : Liderança Educacional; Quadros de Referência; Gestores Escolares; OCDE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )