SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número79Gestão educativa: análise de uma experiênciaAvaliação da formação continuada no estado do Rio de Janeiro: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BATISTA, Aline Cleide; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da  e  CANEN, Ana. Em busca de um dialogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), formação de professores e multi/ interculturalismo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp.253-267. ISSN 0104-4036.

O presente artigo se propõe a analisar como as propostas multi/interculturais estão refletidas no texto do PNE 2011-2020. Argumentamos que uma educação multi/intercultural pode contribuir para a construção de uma educação que valorize e reconheça as múltiplas culturas presentes no cotidiano e, sobretudo, promover uma interrelação entre as diferentes identidades culturais. Defendemos a relevância desta análise, apoiados em argumentos a partir de autores que nos mostram a centralidade da cultura em nossos tempos. Com isso, destacamos como se dá a expansão dos determinantes associados à cultura a partir da segunda metade do século XX, e como ela tem assumido uma posição central na vida dos sujeitos, em processos globais de formação e mudança. Por isso, torna-se de fundamental importância refletir como o PNE (Plano Nacional de Educação) está incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo, principalmente aquelas relativas à formação de professores/as. Concluímos, reconhecendo que é essencial que os cursos de formação docente inicial e continuada desenvolvam as discussões sobre o multi/interculturalismo, no horizonte de uma educação crítica, para a superação de desigualdades, exclusões sociais, preconceitos e modelos hegemônicos monoculturais de educação.

Palavras-chave : PNE; Formação de Professores; Multi/ Interculturalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )