SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue79Transformações no ensino superior brasileiro: análise das instituições privadas de ensino superior no compasso com as políticas de estado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

GURGEL, Carmesina Ribeiro; AGUIAR, Germaine Elshout de  and  SILVA, Nayana do Nascimento e. Avaliação como espaço de aprendizagem em softwares educativos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp.371-388. ISSN 0104-4036.

Considerando o uso das novas tecnologias nos tempos atuais, especificamente de programas que, tecnicamente, são chamados de softwares e sua importância no ambiente educacional, objetivou-se neste artigo, analisar as contribuições da avaliação como instrumento mediador da aprendizagem em softwares educativos, especificamente de línguas estrangeiras (Espanhol e Inglês), no sentido de verificar quais concepções de avaliação estão subjacentes às suas propostas de aprendizagem, assim como examinar em que grau a dimensão da interface do programa favorece a aprendizagem do usuário, no que diz respeito à facilidade de uso, ao conteúdo, aos graus de organização dos conteúdos e de interação entre o que foi ensinado e o que é solicitado nos exercícios, ao exame final de cada lição, à metodologia e aos critérios de avaliação da aprendizagem.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Softwares Educativos; Funções Avaliativas; Ensino de Línguas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )